quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Edifício JK 1455 é o primeiro LEED Gold de Operação e Manutenção do Brasil


Prédio recebeu a certificação depois de aprimorar várias técnicas para a redução de seu impacto ambiental
Clipping/ Brasil Engenharia










O Edifício JK 1455, triple A localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo recebeu a certificação LEED Gold EB O&M. 
Esta é a primeira vez no país que um edifício existente, depois de aprimorar várias técnicas para a redução de seu impacto ambiental na fase de uso e manutenção, obtém a certificação nível Gold concedida pelo U.S. Green Building Council.
“O processo, desde a contratação da consultoria até a obtenção da certificação, durou dois anos. 
No primeiro, o trabalho concentrou-se na obtenção de dados, fornecimento de documentos e ajustes para o início das medições. 
No ano seguinte houve o engajamento dos usuários e das equipes e a implementação das políticas”, afirma Hilton Rejman, diretor de Desenvolvimento da CCP – Cyrela Commercial Properties.
O envolvimento e mudança de hábitos dos usuários do edifício foram potencializados por programa educacional de divulgação das ações, visando o baixo impacto ambiental.

Estão em processo de certificação LEED-EB O&M outros dois edifícios triple A da empresa na cidade de São Paulo (Faria Lima Financial Center e JK Financial Center). 
Além de certificar empreendimentos já construídos, a CCP também já obteve a pré-certificação LEED-NC Core & Shell para os edifícios em construção CEO – Corporate Executive Offices, Thera Corporate e Torre Maratazzo, além dos shoppings Cidade São Paulo, Tietê Plaza Shopping e Metropolitano Barra.