O que é o Mercado Livre de Energia? Vantagens!

As vantagens do Mercado Livre de Energia para sua Empresa

Por Gilbert Simionato


O que podemos fazer pela sua Empresa?

Há 14 anos no setor de engenharia elétrica, através de um amplo portfólio de serviços oferecemos soluções para: Sistemas de Distribuição, Utilização e Medição de Energia Elétrica.


Como funciona o mercado livre de energia?

Produtores entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumido parcela das perdas entre o ponto de geração e este centro de gravidade.

Consumidores, de forma análoga, entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumido parcela das perdas entre este centro de gravidade e o ponto de consumo.

O sistema garante oferta e qualidade do produto.

Diferenças entre o contratado e o produzido ou consumido são liquidadas pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), definido em 4 submercados e 3 patamares de carga, por modelo computacional. Esta liquidação é feita pela CCEE.

Contratos protegem os agentes do preço de curto prazo e são obrigatórios para 100% da carga, sem restrições de prazo no caso do mercado livre. Contratos podem ser registrados após a medição do consumo efetivo. A não comprovação, além da exposição ao pagamento do PLD, implica no pagamento de penalidades para falta de lastro de contratos de energia e potência.

Quem pode ser livre?

A legislação atual estabelece que uma unidade consumidora entendida como ponto de medição, que poderá optar por ser “livre” quando cumprir seu contrato de fornecimento vigente com a concessionária local e deverá atender a uma das condições abaixo:


Ser atendido com tensão igual ou superior a 69 kV e ter demanda de, no mínimo, 3 MW

Ter demanda de, no mínimo, 3 MW e ter sido ligado após 08 de Julho de 1995, independentemente da tensão de fornecimento

Ter demanda de, no mínimo, 500 kW, com qualquer tensão de fornecimento, podendo comprar energia diretamente de "pequenas centrais hidrelétricas – PCHs" ou de outras fontes, tais como eólica, biomassa ou solar. 


Quais as vantagens em se optar pelo mercado livre?
Possibilidade de...

Negociar o preço de energia.

Adequação dos montantes contratuais e preços ao perfil de uso diário, mensal e anual de energia.

Efetuar contratações de curto, médio e longo prazo, dependendo das condições da atividade desenvolvida e do nível de preço conjuntural da energia.


Negociar a associação da compra de energia com a prestação de serviços adicionais.

Setor Elétrico Tradicional

Até alguns anos atrás a geração, a transmissão, que compreende o transporte de energia das usinas até as concessionárias, a distribuição e a venda de energia elétrica eram feitas por empresas federais ou estaduais que detinham monopólio em todas as etapas do fornecimento de energia elétrica.

Desta forma, a partir do momento em que o cliente se instalava em determinada localidade, tudo o que envolvia energia elétrica estava submetido à legislação vigente, em que a concessionária conectava o cliente e não havia negociação de preços. 

Nossos serviços:
Por meio de profissionais e consultores com comprovada experiência técnica, comercial e financeira, atuamos no "start-up" de acessantes de medição e consumidores livres.

  • Parcerias e soluções técnicas para a construção de linhas de transmissão, subestações, PCH's-Pequenas Centrais Hidrelétricas e Parques Eólicos;
  • Estudos de viabilização, pareceres de acesso, tramitação de documentos perante os orgãos governamentais e concessionárias.
  •  
Já realizamos a adequação do sistema de medição de faturamento de acordo com as regras da CCEE/ONS para várias Empresas.

Ressaltamos ainda que os sistemas de medição contemplam ainda os canais de comunicação com os agentes conectados (concessionárias) e o canal de auditoria da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). 

Alguns clientes  atendidos:

BT Geradora de Energia Elétrica S/A. (PCH Ferradura) - Erval Seco/RS.
PCH's Contestado e Coronel Araújo - Palmas/PR.
Trombini Papel e Embalagens S/A. - Foz do Jordão/PR.
Cervejarias Kaiser Brasil Ltda. - Unidade de Ponta Grossa/PR.
Cervejarias Kaiser Brasil Ltda. - Unidade de Gravataí/RS.
Masisa do Brasil Ltda. - Ponta Grossa/PR.
Energia Eólica: CENAEEL - Usina Eólica de Água Doce/SC.

www.abraceel.com.br

Para mais informações entre em contato conosco: 

reativaengenharia@hotmail.com 

Cel. Whats: PR - 42-99944-8892