quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CPFL Piratininga instala sistema de iluminação LED na UNESP e Parque Tecnológico em Sorocaba

Fonte: Procel Info  



São Paulo – Por meio de seu Programa de Eficiência Energética, a CPFL Piratininga, empresa que atende 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo e Baixada Santista, concluiu a instalação de 4.302 novas luminárias com tecnologia LED, no Parque Tecnológico e no Instituto de Ciência e Tecnologia do campus da UNESP, em Sorocaba. 

Mais eficiente, esse tipo de iluminação tem maior luminosidade, além de proporcionar uma economia na conta de luz. 

A obra foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve um investimento total de R$ 178 mil.

A expectativa é de que os novos sistemas de iluminação gerem uma economia de 190 MWh/ano. 

Quantidade de energia suficiente para abastecer aproximadamente 80 residências, com um consumo mensal de 200 kWh, durante um ano. 

“A instalação da nova tecnologia de luminárias LED traz vantagens imediatas, como redução dos custos com o consumo de energia e com a manutenção, já que a vida útil desse tipo de sistema de iluminação é muito maior”, ressalta o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior.

Embora pequenas, as lâmpadas consomem uma quantidade razoável de energia. Esse tipo de iluminação é mais eficiente, pois apresenta maior eficiência, com um consumo menor. 

Para se ter uma ideia, o modelo fluorescente tem uma potência de 40 watts, já a LED com potência de 18 watts apresenta a mesma luminosidade. 

A iniciativa também contribuirá com o meio ambiente, na medida que evitará a emissão de 20,93 toneladas de CO2. 

Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de 126 novas árvores.

Os recursos do programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica. Esse dinheiro volta para a sociedade por meio de projetos que buscam conscientizar a população sobre o consumo racional de energia elétrica. 

O Programa de Eficiência Energética da CPFL é desenvolvido desde 1999 e promove o combate ao desperdício, ampliando a reflexão que utilizar a eletricidade de forma sustentável é vital para o futuro da humanidade.

Comunidades Eficientes

A CPFL Piratininga também investiu mais de R$ 2 milhões para a entrega de 868 equipamentos mais eficientes, entre geladeiras, chuveiros e aquecedores solares, para clientes de baixo poder aquisitivo nas cidades de Sorocaba, Iperó e Votorantim, no primeiro semestre de 2016.

O volume de energia economizado com a substituição das geladeiras antigas por modelos eficientes foi de 1.163 MWh. A título de comparação, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 484 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh mensais, pelo período de um mês. 

A iniciativa também evitou a emissão de 186,5 toneladas de CO2.

Batizado de “Comunidades Eficientes”, o projeto tem como objetivo promover o consumo consciente e eficiente de energia elétrica, além de eliminar as ligações clandestinas (gatos), gerando novos clientes e levando cidadania aos beneficiados. 

Os agentes comunitários visitam clientes residenciais de baixo poder aquisitivo beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética. 

São realizadas pesquisas de satisfação, orientação sobre consumo inteligente e uso seguro de energia. Esses agentes são identificados com uniforme com o logo da empresa contratada pela CPFL e crachá.

Para receber os benefícios, os consumidores devem possuir o documento NIS (Número de Identificação Social) e estar com o pagamento de contas de energia em dia. 

Para quem recebe o direito ao benefício, o programa contempla doação de poste padrão de entrada (postinho), reforma das instalações elétricas das residências, doação de lâmpadas econômicas, troca de refrigeradores, substituição de chuveiros elétricos e instalação de aquecedores solar.





quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Com sistema desenvolvido no PTI, paranaenses poderão consultar potencial solar gratuitamente

Foz do Iguaçu 


                                 Foto: Divulgação / Assessoria

Você sabia que o potencial solar encontrado na Alemanha – uma das maiores forças do setor fotovoltaico - é 58% menor que o encontrado no Paraná? 

A constatação faz parte de um estudo que serve como embasamento para a elaboração do primeiro Atlas Solarimétrico do Estado, previsto para ser lançado no início de 2017.

O projeto conta com o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). 

O CIH ficou responsável pelo desenvolvimento de um sistema online que permitirá que qualquer pessoa consulte gratuitamente o potencial solar encontrado em determinado ponto do estado.

Também participam do projeto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Após finalizarem a etapa de mapeamento, os técnicos estão agora realizando a validação e interpretação dos dados.

“Qualquer cidadão comum poderá entrar no sistema e simular, por exemplo, qual o potencial de energia fotovoltaica no seu domicílio”, explica o engenheiro ambiental do CIH e um dos responsáveis pelo sistema, Alisson Rodrigues.

Líder mundial em geração de energia limpa e renovável e dona da maior produção mundial de 2015, a Itaipu Binacional também tem dentre os seus objetivos promover a eficiência energética por meio do emprego de fontes geradoras alternativas, como é o caso da energia solar.

De acordo com o superintendente da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida, o Atlas será importante para estimular o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Paraná: 

“Esse levantamento é importante como atualização e instrumento de avaliação para cada cidadão, morador, industrial, comerciante ou prestador de serviço, poder, através de um aplicativo, simular inclusive esse processo e tomar decisão de implantar ou não no seu negócio ou residência. 

Mais que isso, vai ajudar o Paraná a ampliar a sua participação na geração de energia renovável e estimulando esse instrumento absolutamente importante da geração distribuída no nosso estado e no Brasil”, destacou.

Após a realização do mapeamento, foi constatado que os maiores potenciais solares do Paraná estão localizados na região Norte, liderado pelo município de Prado Ferreira. Já os menores índices estão localizados no Litoral. 

“80% do estado do Paraná tem um valor de irradiação solar extremamente alto”, conclui o Prof. Dr. Gerson Máximo Tiepolo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No ranking do potencial fotovoltaico nacional, o estado do Paraná ocupa a 13ª posição.
Sobre o CIH

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) é binacional (Brasil e Paraguai) e foi criado há dez anos, em parceria com a própria PHI-Unesco. 

A principal missão é desenvolver ferramentas e soluções para auxiliar a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Com o novo status, de categoria 2 da Unesco, o CIH passou a fazer parte da “Família das Águas” do órgão e se tornou referência mundial no tema.

Entre as ações do CIH, está o estudo de soluções e metodologias de gestão de território, constituindo uma base de dados geográficos que permite a visualização de informações em mapas interativos e simulações aplicadas à gestão de bacias hidrográficas.

Somente em 2015, o centro capacitou 173 pessoas em metodologias, técnicas e ferramentas de gestão territorial em software livre aplicado à gestão de recursos científicos, além de viabilizar dez publicações técnico-científicas.

Colaboração: Assessoria de imprensa

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Número recorde deve visitar a feira de energia solar em São Paulo


Evento terá 180 expositores de 12 países, 60% mais que no ano passado. A área de exposições dobrou.


“Um aumento de 100% no espaço de exposição é um resultado impressionante,” resumiram os radiantes organizadores internacionais da Intersolar South America – Florian Wessendorf, diretor geral da Solar Promotion International, e Daniel Strowitzki, diretor executivo da Freiburg Messe Marketing International. 

Edgard Laureano da Cunha Jr, diretor executivo da Aranda Eventos, acrescenta: “É um sucesso esmagador. Dá pra sentir que os investidores globais e as empresas nacionais têm confiança no mercado brasileiro”. 

A feira oferecerá uma grande variedade de expositores, incluindo fabricantes de células e módulos FV, empresas de inversores, fornecedoras de componentes FV, de tecnologia de monitoração e controle, de sistemas de rastreamento, de sistemas de montagem, de tecnologia termo-solar, de sistemas de armazenamento de energia, além de distribuidoras de aplicativos FV. 

Para a Schletter, uma importante fornecedora de sistemas de montagem, o Brasil será um mercado central no futuro da América do Sul. A empresa já possui um destacado projeto de referência no Brasil – um parque solar ao sul de Florianópolis que é um dos maiores projetos FV do país. 

“A Intersolar South America é o principal ponto de encontro do setor solar no continente. 

É perfeito para fazer contatos e negócios, e para nos atualizarmos sobre os mais recentes avanços. 

O mercado brasileiro oferece um futuro promissor para a tecnologia solar,” declara Silke Kaufmann, da Schletter. 

Mais uma vez, o Congresso da Intersolar South America será realizado paralelamente, entre 23 e 25 de agosto, e este ano com mais sessões e oficinas. O número de congressistas esperados ultrapassará os 800 do ano passado. 

O congresso trará informações em primeira mão sobre o desenvolvimento futuro do setor solar brasileiro. Analisando os desafios dos sistemas de compensação de energia, tributação, procedimentos de conexão à rede, disseminação e financiamento possibilitado pela ANEEL, o congresso também examinará o segmento bastante promissor da energia FV distribuída. 

Outro ramo emergente enfocado no congresso será o da geração centralizada, especialmente em vista dos exitosos leilões nacionais de energia FV, conduzidos pelo Governo Federal nos últimos 3 anos. 

Outro leilão está previsto para dezembro de 2016. 

As múltiplas facetas do congresso se completam com eventos paralelos especiais tais como a apresentação do relatório da Greenpeace, “A Alvorada da Revolução Energética”, além de um jantar exclusivo de entrosamento. 

Tal como nas edições anteriores, haverá oficinas especiais para técnicos em instalação (por exemplo, “Como instalar sistemas de aquecimento solar em casas existentes”), para engenheiros e, juntamente com o “Programa Intersolar de Estudos”, também para estudantes de mestrado em engenharia e economia. 

As fontes renováveis oferecem um ampla variedade de novas oportunidades de carreira. Pela primeira vez, a feira incluirá um fórum de empregos e carreiras, que oferecerá uma plataforma de informações sobre opções de treinamento e formação. 

A entrada à feira é gratuita e as portas se abrirão de 23 a 25 de agosto, das 12h às 20h. É preciso pré-cadastrar-se. 

Sobre a Intersolar 

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar é a maior série mundial de feiras para o setor solar e seus parceiros. Ela congrega profissionais e empresas do mundo inteiro no esforço de aumentar a participação da energia solar no fornecimento de energia elétrica. 
A Intersolar South America – o maior evento de feira e congresso voltado para o setor solar na América do Sul – é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Tanto a feira quanto o congresso abordam as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias termo-solares. Desde sua fundação, a Intersolar é o palco mais importante do setor para produtores, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço e parceiros da indústria solar global. 

Em 2015, um total de 115 expositores e mais de 9.000 visitantes do setor compareceram à Intersolar South America. No congresso paralelo, 91 palestrantes e mais de 810 conferencistas discutiram temas atuais do setor e elucidaram as condições dos contextos tecnológico, comercial e político. 

Com 25 anos de experiência, a Intersolar está excepcionalmente posicionada para congregar membros do setor solar provenientes dos mercados mais influentes do mundo. A Intersolar realiza feiras e congressos em Munique, São Francisco, Bombaim, Pequim, São Paulo e, começando em 2016, em Dubai. Esses eventos globais são complementados pelas Cúpulas Intersolar, realizadas em mercados emergentes do mundo inteiro. 

Para mais informações sobre a Intersolar South America, visite www.intersolar.net.br 

Organizadoras: A Intersolar South America é organizada pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim e pela Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI), com a Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo, como co-organizadora. 

Intersolar South America 
Data: 23-25 de agosto de 2016 
Horário da feira: das 12h às 20h 
Horário do congresso: das 9h às 20h 
Expo Center Norte – São Paulo – São Paulo 
Para mais informações sobre a Intersolar, visite http://www.intersolar.net.Brasil 

Contatos com a imprensa: 
Roberta Provatti 
M.Free Comunicação 
Tel.: +55 11 3171 2024 
Tel.: +55 11 3171 2103 
roberta@mfree.com.br  
www.mfree.com.br

 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Representantes da Ásia e União Europeia analisam eficiência energética brasileira durante 13º COBEE



Evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, e já está com as inscrições abertas

A 21ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP 21) foi um marco histórico por representar um ponto de partida para a construção de economia de baixo carbono no mundo. 

Nesse sentido, a eficiência energética é uma das principais ferramentas que colaboram na diminuição das emissões de gases de efeito estufa. 

O Brasil, por exemplo, assumiu como meta na COP 21 reduzir suas emissões em 43% abaixo dos níveis de 2005 até 2030 através de várias medidas, entre elas, atingir 10% de ganho de eficiência no setor elétrico entre 2021 e 2030.

Com o objetivo de aproximar e promover o intercâmbio de experiências, o 13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) reunirá representantes da Ásia e Pacífico e União Europeia para apresentar as novidades e tecnologias de seus países nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Ricardo Esparta, especialista sênior em Tecnologias de Baixo Carbono da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), falará sobre os compromissos e as políticas públicas desenvolvidas pela União Europeia para ajudar a cumprir as metas de combate às mudanças climáticas assumidas na COP 21. 

Uma dessas ações é a LCBA, que tem como objetivo promover rodadas de negócios entre 720 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras e europeias até o final de 2017 para estimular a transição às tecnologias de baixo carbono.

“O Brasil ocupa papel de protagonista nas discussões multilaterais sobre a mitigação da mudança global do clima. Também tem um mercado grande e de reconhecida importância nas relações econômicas, sociais e políticas com a União Europeia. 

O grande desafio brasileiro, no entanto, é conseguir alcançar a consistência de políticas que estimulem eficiência energética que a União Europeia já alcançou. Um bom exemplo é a dificuldade de financiamento que as empresas de conservação de energia brasileiras ainda enfrentam”, esclarece Esparta.

Já o Diretor do The Energy Conservation Center Japan (ECCJ), Katsuhiko Yamamoto, destacará as iniciativas em eficiência energética que estão dando resultados na Ásia e Pacífico. 

Para mais informações, acesse o site www.cobee.com.br.

Serviço
13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 30 e 31 de agosto de 2016
Horário: 8h30 às 18h30

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP

Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525


Painel “Iniciativas internacionais que servem como exemplo”

Auditório único

Data: 30/08

Horário:14h50 às 15h40


SOBRE O COBEE:

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), é o maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. 

Representantes das empresas, profissionais e outros interessados em investir no setor poderão participar de palestras e debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços.


SOBRE A ABESCO:

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. 

A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.



Troca de motores traz ganho de eficiência e pode gerar economia de 25% no consumo de energia elétrica



Potencial na redução do consumo fez Aneel lançar programa de incentivo para substituição de motores antigos pelos de alta performance
A substituição de motores elétricos antigos por motores de alta eficiência, com maior presença de cobre, pode ser uma alternativa de economia no consumo de energia elétrica e aumento da produtividade na indústria. 
Hoje, os motores representam a maior parte do consumo de energia da indústria – de acordo com Ministério de Minas e Energia (MME), o setor consome 43,7% de toda energia elétrica nacional e a força motriz em operação usa 68% dessa energia elétrica, sendo 30% consumida por motores elétricos –, muito em função da prática de recondicionamento, que torna os motores antigos menos eficientes.
“Os motores de alto rendimento, com maior condutividade elétrica, diminuem perdas de energia e ainda têm a vantagem de uma maior vida útil, se comparados aos motores convencionais”, afirma Glycon Garcia, engenheiro eletricista, diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Segundo Garcia, a venda de motores novos no Brasil equivale à quantidade de motores reformados. 
“A cada reforma, estima-se que a perda de eficiência energética seja de 3 % e é comum um motor ser recondicionado mais de uma vez, aumentando o custo operacional e o desperdício de energia elétrica.”
Além dos motores, sistemas elétricos, geradores, transformadores de distribuição e até eletrodomésticos, se mais eficientes, poderiam contribuir para a redução do consumo de energia elétrica a um custo 70 % menor que a do investimento em geração de energia. 
“As ações de eficiência energética adotadas pela Tigre, Oxford Porcelanas, BRF Brasil e Tupy, por exemplo, acompanhadas pelo Procobre, mostraram que no curto prazo, pela substituição de motores, as empresas conseguiram diminuir o peso da fatura de consumo, evitar multas por excedente de demanda, reduzir custos de manutenção e ainda aumentar a produtividade, com diminuição do número de horas dos turnos de trabalho.”
Segundo o engenheiro, a aquisição de equipamentos não pode ser uma escolha baseada apenas no menor preço, sendo necessário considerar também o custo total durante a vida útil do bem, em que pese seu consumo de energia e seu custo de manutenção.
Setor Elétrico
Em função da perda de calor dos equipamentos, estima-se que cerca de 10 % da energia gerada anualmente no Brasil seja desperdiçada. Isso poderia ser revertido com o uso de equipamentos mais eficientes e por meio de instalações elétricas dimensionadas. 
O entendimento desse potencial de economia de consumo fez com que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda em novembro de 2015, lançasse o projeto “Incentivo à substituição de motores elétricos: promovendo a eficiência energética no segmento de força motriz”, para a troca de motores antigos por motores de alto rendimento.
Outra iniciativa da reguladora é o programa compulsório que prevê que as concessionárias distribuidoras de energia elétrica invistam pelo menos 0,5 % da Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de eficiência energética.
Sobre a Procobre
O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da International Copper Association (ICA), sediada em Nova York e líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações. 
A Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos, científicos e as contribuições do cobre para a formação e preservação da vida, gerar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. 
Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder aos desafios da sociedade e colocar o cobre como um material que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável. Nosso Site:www.procobre.org
Fonte: Atittude.comn