terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Governo cria comitê para estudar medidas de eficiência energética

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil


Um grupo de representantes de diversos ministérios foi criado com o objetivo de propor estratégias para promover a eficiência energética no país. 

A resolução do Conselho Nacional de Política Energética que cria o Comitê Técnico para Eficiência Energética (CTEE) foi publicada dia 1º no Diário Oficial da União.

Atualmente, há cerca de 3 milhões de expositores refrigerados em bares e outros estabelecimentos comerciais que consomem muita energia, e esse estoque é renovado a cada dez anos. 

Aumentar a eficiência desses equipamentos pode trazer benefícios rápidos na racionalização do consumo no setor.

O comitê será responsável pelo estudo de programas e medidas de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento nessa área, centralizando essas ações. 

Entre as ações de eficiência energética em estudo no Ministério de Minas e Energia está a definição de estratégias para reduzir o consumo dos compressores de refrigeradores comerciais.

O CTEE será composto por representantes dos ministérios de Minas e Energia, responsável pela coordenação do grupo; Ciência e Tecnologia e Inovação; Planejamento; Fazenda; Meio Ambiente; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Transportes; além da Casa Civil da Presidência da República e do Fórum Nacional dos Secretários de Energia.

Edição: Juliana Andrade