sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Eventos convidam profissionais para apresentação de projetos

Power_Brasil_Events





Acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, os eventos POWER-GEN Brasil, HydroVision Brasil e DistribuTECH Brasil. 

Este ano os eventos oferecem para os profissionais do setor elétrico brasileiro a chance de apresentar seus projetos e pesquisas para um público composto por grandes empresários e executivos do setor, vindos de todas a partes do mundo.

“É uma grande oportunidade para os profissionais que trabalham nas áreas de geração, transmissão e distribuição do setor elétrico brasileiro, pois eles poderão apresentar aos participantes dos três eventos uma nova perspectiva de conhecimento a respeito de suas áreas de expertise. Além disso, poderão contribuir com debates e troca de ideias para a busca por inovações tecnológicas e soluções para questões nacionais e globais”, enfatiza Eduardo Gondim, especialista em conteúdo da PennWell do Brasil.

Os profissionais interessados em realizar uma apresentação durante as conferências deverão enviar um resumo de seu(s) projeto(s) ou pesquisa(s), contendo de 150 a 300 palavras, por meio do portal www.powerbrasilevents.com, até o dia 24 de fevereiro. Todos os resumos serão encaminhados ao Comitê global de especialistas da indústria, para serem avaliados e selecionados, concluindo o processo até o início de maio.

Passando pela geração, com foco especial em energia hidroelétrica, chegando até a transmissão e distribuição, os três eventos recebem em grande número os profissionais das seguintes áreas do setor de eletricidade: produtores de energia privados e independentes; Pesquisa e Desenvolvimento; Operações e Manutenção; Infraestrutura; Engenharia civil, mecânica e elétrica; Fornecedores de combustível; TI e Software; Proprietários e operadores de projetos hidrelétricos; Fabricantes e fornecedores, além de serviços públicos de distribuição e transmissão elétrica, entre outros.

Os projetos ou pesquisas inscritos devem estar adequados aos temas propostos e devem preencher todos os requisitos para serem apresentados durante os eventos. Alguns tópicos de interesse são (os tópicos completos e os detalhes dos requisitos estão disponíveis no www.powerbrasilevents.com.br):

Conheça os segmento de cada um dos eventos:

POWER-GEN Brasil
· Geração de energia térmica convencional
· Geração de energia renovável
· Geração de energia nuclear
· Integração

HydroVision Brasil
· Estratégias de negócios, finanças e de gerenciamento de ativos
· Questões ambientas, regulatórias, sociais e de comunicação
· Equipamentos e tecnologia
· Barragens e estruturas civis
· Nova produção de energia hidrelétrica
· Pequenas e Médias hidrelétricas

DistribuTECH Brasil
· Transmissão
· Fornecimento de energia
· Medição/Engajamento do cliente
· Automação de sistema
· Operação de sistemas

Serviço
POWER-GEN Brasil, HydroVision Brasil, DistribuTECH Brasil
Data: 21 a 23 de outubro
Local: Transamérica Expo Center
Informações: www.powerbrasilevents.com.br

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Eletrobras e Unesp inauguram centro voltado para eficiência energética

O novo Centro de Inovação terá o objetivo de promover pesquisas inovadoras no setor
Da redação
A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) inauguraram, no dia 25 de fevereiro, o Centro de Inovação em Eficiência Energética (InoveEE). 
Ligado à Escola de Engenharia da Unesp, localizada no campus de Guaratinguetá, e ocupando 1,8 mil m², o InoveEE tem o objetivo de promover pesquisas inovadoras e seu desenvolvimento na área de eficiência energética. 
A Eletrobras investiu R$3,2 milhões no projeto.  
Segundo Emerson Salvador, gerente da Divisão de Planejamento e Fomento da Eletrobras, o objetivo do InoveEE é contribuir para que seja disseminada entre a população os conceitos de conservação de energia. “O Centro vai atuar na educação para eficiência energética e também capacitar profissionais para trabalharem na inovação e no desenvolvimento de estratégias e ações no tema ‘Armazenamento de Energia”, diz Emerson.  
O porta-voz da Eletrobras cita como exemplos as ações que serão realizadas pelo InoveEE a capacitação de professores da educação básica, o desenvolvimento de recursos educacionais direcionados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, a formação técnica de graduação e pós-graduação da Unesp e até o desenvolvimento de ferramentas multimídias para o ensino de Engenharia. “A ideia é que o Centro seja um agente indutor da cultura do desenvolvimento econômico, tecnológico e socioambiental”, afirma.  
O InoveEE passa a fazer parte da rede voltada para a disseminação e a pesquisa sobre Eficiência Energética e trabalhará em articulação com centro semelhante existente na Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (Unifei),em Minas, que está ativo desde 2009. A Rede de Laboratórios do Procel, que faz parte da mesma estratégia já conta com 44 instalações em universidades das cinco regiões do Brasil.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sistemas inteligentes de energia são temas de Conferência Internacional

A necessidade de políticas públicas para desenvolvimento e implantação de sistemas de energia inteligente no Brasil estarão em pauta durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes, entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. 



O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.

Energia inteligente, ou Smart Energy, é um conceito que aborda diversos sistemas de gestão que visam mais economia e melhor gerenciamento e distribuição da energia. Desses, o mais importante para melhorar o setor elétrico hoje é o Smart grid, ou rede inteligente. “Consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência. Esta integração permite uma significativa melhora na flexibilidade da infraestrutura de rede, além de automatizá-la. De modo geral, as redes inteligentes permitem melhorar o desempenho da rede e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica”, explica Júlio Felix, diretor-presidente do TECPAR e presidente da Conferência Internacional de Energias Inteligentes.

Para a implantação do smart grid, são utilizados medidores inteligentes de energia elétrica e instalados sensores, atuadores e outros equipamentos nos sistemas da rede de fornecimento de energia elétrica. “Estas tecnologias trazem informações sobre a operação e desempenho, como parâmetros de tensão e corrente e permitem monitorar a rede para detectar e corrigir falhas quando elas ocorrem”, observa o presidente do evento.

De acordo com Felix, o Brasil possui um grande potencial para desenvolvimento e implantação de smart grids. “Muitas empresas já têm estudos ou até mesmo essa tecnologia para uso, algumas concessionárias desenvolveram projetos pilotos e há interesse pela busca de mais informações e avanços em outros países. Já temos tecnologia e conhecimento, mas faltam políticas financeiras e públicas para viabilização de tudo isso”, afirma.

Em setembro de 2013, foi instituído no estado o Decreto nº 8842 de 04/09/2013, que formaliza a criação do Projeto Smart Energy Paraná, que visa consolidar a geração distribuída por fontes de energias renováveis ligadas a redes inteligentes. “É preciso fazer um esforço de integração da indústria, governo, pesquisadores e empresas para o desenvolvimento do Smart Energy. Na conferência, vamos discutir tudo isso e criar um plano de ação até 2020”, conta Júlio Felix.

A conferência terá palestras, painéis técnicos e mesas redondas que abordarão as tendências, projetos e soluções na área de Smart Energy. Entre os participantes já confirmados estão representantes da espanhola IK4 Research Alliance, uma das maiores corporações científica e tecnológica privada da Europa, e da alemã Solar Cluster Baden-Württemberg, uma organização de empresas de energia.

O evento ocorre das 9h às 18h e é voltado para profissionais do setor elétrico e áreas relacionadas a Smart Energy, como engenharia, tecnologia da informação, ambiental e geração de biomassa, representantes governamentais, pesquisadores, cientistas e estudantes.

O Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra está localizado na Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico. Mais informações e inscrições pelos telefones (41)3271.7567, e-mailcontato@smartenergy.org.br, pelo sitewww.smartenergy.org.br ou pela página do facebook :facebook.com/smartenergyparana.

SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das XXh às XXh, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra - Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná. Mais informações pelos telefones (41)3271.7567, e-mailcontato@smartenergy.org.br, pelo sitewww.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana

Sobre a Paraná Metrologia

A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Curso da norma ISO 50001 – Sistema de Gestão da Energia

Fonte: Procel Info

Rio de Janeiro – A Eletrobras, em parceria com a Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM, oferece o curso da norma ISO 50001 - Sistema de Gestão da Energia. 



O objetivo do curso é fornecer informações relevantes sobre a norma, possibilitando aos profissionais analisarem os benefícios de sua implantação. Ao final do curso, o profissional deverá conhecer a estrutura do sistema de gestão proposto na Norma e avaliar a sua aplicabilidade.

Data: 27/03/2014

Público Alvo: Profissionais de gerência ou técnicos, consultores e acadêmicos interessados em entender o processo de implantação de um Sistema de Gestão de Energia de acordo com os requisitos da Norma. 

Requisitos: Formação desejável em engenharia para nível superior ou técnica para nível médio. Experiência com atividades de eficiência energética ou gestão de energia. 

Conteúdo Programático

Gestão da energia; 
Requisitos gerais abordados pela Norma; 
Avaliação de requisitos específicos; 
Resultados esperados da aplicação da Normal; 
Exercícios básicos. 

Horário: 8:30 às 17:30

Duração: 8 horas de aula. 

Local: Av. Nilo Peçanha nº 50 – sala 2517 – Centro – Próximo ao metrô da carioca - RJ

Investimento: Associados: R$ 377,51 e Não Associados: R$ 453,01

Informações: (21) 2532-7373, cursos@metrologia.org.br ou Clique Aqui

Veja aqui a lista completa