terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seminário de Eficiência Energética

Fonte: Procel Info




1 - “Seminário de Eficiência Energética – Desafios na Busca da Sustentabilidade” 

Descrição: Paraná - O GT em Eficiência Energética foi constituído para elaborar e fazer três entregas, entre elas a fiscalização multiprofissional capacitada para o tema, alinhando uma característica diferenciada em uma fiscalização mais orientada e preventiva, evitando adotar uma linha com caráter punitivo a todos os profissionais e empresas que trabalham com Eficiência Energética.

A partir disso, o Crea-PR percebeu uma excelente oportunidade de aproximação com os profissionais, principalmente engenheiros atuantes com consultoria em eficiência energética e profissionais pertencentes às médias e grandes empresas, além dos profissionais das grandes redes e instituições de ensino. 

“O Seminário de Eficiência Energética foi planejado como uma maneira de dialogar e informar aos profissionais, empresas e universidades que o Crea-PR passará a observar e atuar neste tema. 

O Conselho está atento às inovações e tendências no setor de energia e quer chamar a atenção para as oportunidades que acontecerão nos próximos anos, além de contribuir com as metas de otimização energética no Brasil”, explica o engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, organizador do Seminário. 

Local: Universidade Positivo - Curitiba – PR

Data: 05/11/12 e 06/11/12

Valor: Grátis

Programação: Na programação do evento, os painéis Regulatório e Normativas, mediado pelo engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho (da Companhia Paranaense de Energia – Copel), com participação de representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ABNT NBR ISO 50001:2011 e Eletrobras Procel; Setor de Energia, mediado por Aldino Beal com representantes da Copel, Itaipu Binacional, Petrobras/Repar e Plano Estadual de Energia Elétrica 2030; Empresas (Indústria e Comércio), mediado pelo ouvidor do Crea-PR, engenheiro eletricista Rolf Meyer com profissionais da Fiep-PR, ACP-PR, Apine e Sistema Ocepar e Financiamento e Projetos, mediado pelo diretor tesoureiro do Crea-PR, engenheiro civil André Gonçalves, com participação do BRDE, Caixa Econômica, LACTEC e JETRO. 

Inscrições: Portal do CREA-PR

Mais informações: Crea-PR (41) 3350-6737 ou leonardo@crea-pr.org.br 


2 - 7th Annual ACEEE Energy Efficiency Finance Forum

Descrição: Estados Unidos - Projetado especificamente para os investidores, financiadores, utilitários e formuladores de políticas, a 7th Annual ACEEE Energy Efficiency Finance Forum explora as mais recentes oportunidades de financiamento e de investimento em eficiência energética. 

A conferência deste ano será ministrada por Joel Freehling da Shaw Ambiental Grupo de Infra-estrutura e Schlein Bruce, do Citigroup. Palestrantres de uma variedade de setores e indústrias falarão suas perspectivas sobre um vasto leque de temas. 

Local: Hotel Drake – Chicago

Data: 13 de maio de 2013 a 15 de maio de 2013

Programação: Desenvolvimentos recentes com mecanismos de financiamento inovadores, tais como ritmo e conta-financiamento, Insights na paisagem de regulação financeira, oportunidades para o financiamento de infra-estrutura de energia eficiente, combate incentivos divididos em multi-tenant mercados, avaliação de ativos baseada em dados.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Novo conceito em iluminação eficiente

Brasil – Poste autônomo a LED, acionado unicamente pela captação de recursos naturais, promete inovar as instalações públicas



Brasil - Com a preocupação cada vez mais notável com questões de sustentabilidade e eficiência energética, grandes empresas passaram a tomar medidas para minimizar seus custos por meio da utilização de produtos eficazes que não agridem o meio ambiente.

O uso dos LEDs é uma prática comum que podemos observar no segmento de iluminação, contudo, seu alto custo ainda é considerado o principal obstáculo. 

Outra tecnologia que está em estado inicial, mas que a princípio sinalizou resultados eficientes, é a adoção de sistemas autônomos de iluminação conhecidos como postes híbridos. 

Porém, um poste autônomo a LED, acionado unicamente pela captação de recursos naturais, promete inovar as instalações públicas. 

A companhia realizou o projeto de acordo com a solicitação exigida pelo cliente e a instalação foi negociada com empresas terceirizadas, porém conta com a supervisão de técnicos autorizados. 

É inegável que o uso de sistemas autônomos de iluminação traz economia, só que como os projetos ainda estão em processo de adaptação, não é possível dimensionar o grau de benefícios proporcionado pelo equipamento. 

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Lumière Electric - Agosto 2012.pdf

Fonte: www.procelinfo.com.br

Iluminação como solução sustentável

Escrito por Leandro de Barros*














Estamos vivendo em uma época que todas as pessoas pelo mundo estão mudando hábitos, revendo conceitos e tomando consciência de que suas atitudes poderão ter consequências. 

Estas mudanças são fruto da evidente necessidade de se cuidar dos recursos naturais e do meio ambiente. As sociedades têm percebido que tais recursos são escassos e que, se hoje não tomarmos atitudes e ações contundentes, teremos sérios problemas de sobrevivência em um futuro não tão distante.

É interessante notar que as pessoas passaram a ter maior consciência daquilo que consomem diariamente e da importância do consumo de produtos mais eficientes e saudáveis. 

Quando falamos em eficiência, é inevitável lembrarmos do consumo de energia elétrica e do quanto necessitamos desta em nossa vida, porém, como é escassa necessita de atenção quanto ao seu uso. As construções sustentáveis têm tido um papel eficaz no que diz respeito à importância dos recursos utilizados em obras em andamento e finalizadas. 

A economia de energia elétrica em relação a uma construção comum é de aproximadamente 30%. Atualmente, já dispomos de meios para economizar energia em todos os ambientes. Sabe-se, por exemplo, que a iluminação tem parte significativa no consumo total de energia em vários locais. Em residências, a iluminação corresponde de 15% a 20% do gasto total de energia.

O Greenbuilding Expo, evento anual que tem o importante papel de promover a inovação em produtos e serviços para construções sustentáveis, é a matriz para uma nova tendência em engenharia e arquitetura. 

Em residências, arranha-céus, prédios e vias públicas e até mesmo parques, a iluminação pode ser grande aliada no que diz respeito à economia e sustentabilidade.

Nos últimos anos a indústria de iluminação tem trabalhado arduamente no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem total eficiência. A ideia é manter sempre o mesmo pacote de luz de uma tecnologia tradicional, porém, com consumo muito abaixo e que pode chegar a 90% de economia. 

O Brasil assistiu há mais de uma década o crescimento das vendas de lâmpadas fluorescentes compactas, que têm grande apelo pela economia. Comparadas às incandescentes comuns, chegam a proporcionar até 80% de economia! 

Apesar de todos os benefícios que as lâmpadas fluorescentes trazem no que se refere à eficiência energética, elas geram preocupação em seu descarte já que possuem mercúrio em seu interior e necessitam de grandes investimentos para que este aspecto seja devidamente trabalhado para não causar danos ambientais. 

Entretanto os LEDs, que durante muitos anos eram apenas uma promessa, hoje se consolidam como uma tecnologia de iluminação altamente eficiente e viável para as mais diversas aplicações - com o grande atributo de não serem nocivos ao meio ambiente já que não possuem em sua composição metais pesados, além de terem longa vida, o que contribui para diminuir manutenções e geração de lixo.

Com tantas tecnologias de iluminação disponíveis no mercado, é possível obter boa iluminação com gastos reduzidos de energia. Além destas novas soluções tecnológicas, integrar luz natural e a arquitetura em prol da maximização no uso de energia se faz fundamental.

Qualquer projeto deve ter a preocupação em escolher tecnologias de iluminação que sejam eficientes, luminárias com melhores rendimentos, lâmpadas de baixo consumo com bons pacotes de luz e integração total ou parcial da iluminação natural como grande aliada na redução de consumo de energia. 

Sistemas de automação integrados à iluminação podem favorecer a redução de consumo de energia, além de proporcionar conforto, dinamismo e beleza. A iluminação artificial bem planejada não contribui só para a economia de energia, ela minimiza o calor e reduz o consumo do ar condicionado, um vilão do desperdício.

Necessitamos da luz, ela faz parte de nossas vidas, e, mesmo quando ela for artificial poderá colaborar no combate ao desperdício e na busca pela sustentabilidade efetiva.

Leandro de Barros – Administrador de Empresas com Pós- Graduação em Iluminação e Design de Interiores.
Palestrante na área de iluminação há mais 8 anos é responsável pelo Centro de Treinamento da Lâmpadas Golden.http://www.lampadasgolden.com.br