terça-feira, 17 de maio de 2011

Energisa é uma das organizadoras do workshop nacional sobre catástrofes climáticas

A Energisa e a Celesc organizam nos dias 26 e 27 de maio o workshop “Catástrofes climáticas e seus impactos no setor de distribuição de energia”, promovido pela Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica). 
 
O evento acontece no auditório da Ampla, em Niterói, com palestras de representantes dos setores público e privado e apresentação de cases por distribuidoras que já passaram por situações de catástrofe (enchentes, deslizamentos, etc), a exemplo da experiência vivenciada pela Energisa em janeiro deste ano em Nova Friburgo.

Tragédias recentes como a devastação que as chuvas de janeiro causaram na região serrana e as enchentes ocorridas em Santa Catarina nos últimos anos, trazem prejuízos para a população e a economia, mas também para as empresas de distribuição. Além da destruição das estruturas do sistema elétrico, as empresas enfrentam dificuldades para reconhecimento dos custos de grande porte pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão regulador do setor.

Para Ricardo Botelho, vice-presidente de Operações do Grupo Energisa, que representará a empresa no debate “Sobrevivência das concessões perante as catástrofes”, além de ser uma ótima oportunidade para divulgar e colher as lições aprendidas com as experiências. Opinião também defendida pelo presidente da CELESC, Antônio Gavazzoni, ao destacar que as equipes das duas distribuidoras devem compartilhar suas experiências no restabelecimento após catástrofes com outras empresas do setor.

Ricardo Botelho acrescenta que o workshop promoverá uma discussão entre as distribuidoras e a Aneel sobre tratamento dos efeitos das mudanças climáticas nas operações das distribuidoras, quer no que se refere aos impactos físicos das instalações, não previstos nas condições operativas nem nos preços e tarifas praticadas hoje, quer nas medidas preventivas a serem adotadas. “Quando há uma situação inesperada de catástrofe, nossa preocupação inicial é de assegurar o restabelecimento de energia no menor prazo possível, evitando que essas situações causem mais perdas para nossos clientes e salvando vidas. Não poupamos esforços nem recursos e temos agido com muita competência; entretanto, a concessão não pode arcar com estes custos extraordinários sem reconhecimento pelo regulador”, explica Ricardo Botelho.

O evento terá participação do INPE, Defesa Civil Nacional e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além de empresas nacionais e internacionais especializadas em gestão de desastres. Participam também representantes de Fiscalização Econômica-Financeira e de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel. Uma das intenções do workshop é dar início à elaboração de um plano nacional de contingência para atuação antes, durante e depois das ocorrências.

Confira a programação:

Workshop “Catástrofes climáticas e seus impactos no setor de distribuição de energia”
Data: 26 e 27 de maio 2011
Local: Auditório da Ampla – Niterói – RJ

Dia 26 – quinta-feira
9h – Abertura – Nelson Fonseca Leite – Presidente da Abradee
9h30 – O setor elétrico e as mudanças climáticas – Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE
10h30 – coffee break
11h – Defesa Civil Nacional – Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres
11h30 – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – Regina Maria de Felice Souza, diretora de Infraestrutura Crítica e Energia Elétrica
12h – Perguntas e respostas

14h – Case Ampla
14h30 – Case Energisa
15h – Case Celesc
15h30 – Case Elektro
16h – coffee break
16h30 – KEMA – Melhores práticas globais de um plano de resposta em catástrofes climáticas para distribuidoras de energia. Larry Dickerman, vice presidente de Gestão de Ativos de T&D
17h30 – PWC – Gestão de desastres naturais (experiência internacional) Carlos J Castillo, Washington Federal Practice e Francis E Genco, Homeland Security/FEMA

Dia 27 – sexta-feira
9h – Abertura – Visão regulatória (José Mário Miranda Abdo, ex-presidente da ANEEL)
10 h – Debate: Sobrevivência das concessões perante as catástrofes Moderação – Abradee

Participantes: ANEEL , Celesc, Energisa, KEMA e PWC
12h às 12h30 – Encerramento do evento e próximas ações